Dicas para Criativos

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Ultimamente tenho me cruzado com imensos criativos - que digamos e sendo sincera - apenas se queixam como não conseguem ter sucesso!
Vamos por partes! Sucesso, salvo raras excepções não acontece do dia para a noite e sem muito trabalho, muito esforço, muito 'tentativa e erro', muita desilusão pelo meio.


Decerto que todos nós nos cruzámos com esta imagem ou semelhante e retrata o que é necessário para atingir o sucesso.


Modelo de negócio

Cada negócio/marca criada tem a sua oportunidade e o seu nicho de mercado, quer este seja grande ou pequeno. Um negócio ou uma marca tem sempre hipótese de 'vingar', no vasto mercado e sobrelotado de outras marcas e empresas. Primeiro há que conhecer a concorrência, o seu público alvo - saber os seus gostos pessoais, o que faz no dia a dia, etc. 

"Sabiam que muitas empresas até criam um 'persona' para ter uma ideia base do cliente e trabalhar o seu negocio à volta dessa persona?"

Todo negócio, seja ele uma revista, um café, um atelier de cerâmica ou pintor, deveria começar por ter um Plano de marketing.
O plano de marketing é um relatório extenso sobre o mercado (seja local ou nacional. Internacional é bem mais complexo mas fazível) onde o negócio estará inserido, a cultura envolvente, estudo do público alvo, definir 'voz' a usar para falar com público - mais amigável, mais formal ou institucional, quais as ferramentas gratuitas e em alguns casos pagas para promoção, como atuar e onde para o maior alcance da marca ao público, entre outros fatores/elementos que devem constar este plano.
A presença online - encaremos que estamos numa era digital e a tendência é evoluir cada vez mais nesse sentido) e usar redes sociais adequadas para a marca é fundamental. Saber onde o seu público alvo está e procurar chegar até ele, seja através do Facebook, Twitter, Instagram, email marketing, Pinterest, etc.


dukedoesdigitalmarketing.wordpress.com


Curto, Médio e Longo Prazo - Ter paciência

Nenhuma marca começa a gerar lucros ou conquista milhares de seguidores (seguidores que podem ou não ser clientes - falaremos acerca disso noutros ponto) de um dia para o outro. A Como tentar alargar o público alvo. Em alguns casos pode nem haver necessidade de o alargar a curto prazo mas sim fidelizar a curto prazo para então, o alargar a longo prazo.
Inclusive muitas marcas, contratam agências de publicidade para fazer o que se designa 'Ativação de Marca', onde é criado um (ou vários) eventos para divulgar a marca junto do público alvo, onde geralmente são convidados personalidades e influencers para ajudar na promoção.
Criar uma marca é relativamente fácil! Difícil é manter a marca e saber fazê-la crescer. É aqui que talvez muitos criativos se deparam, na estagnação da sua marca. É preciso perseverança, paciência e muito trabalho não criativo.

Vou vos dar um exemplo de uma amiga que abriu um café. Ela mesmo me confessou que no primeiro ano dela, não teve muito lucro mas ela tinha a consciência que o primeiro ano seria difícil e teria de:
- Primeiro: cativar clientes de outros cafés;
- Segundo: mantê-los fieis a si;
- Marcar pela diferença, quer pelo atendimento, pela decoração do espaço, pela divulgação.
Ela chegou a confessar-me que nunca usava o Facebook e tinha clientes a perguntar via Facebook sobre ementas e ela não respondia… Falei com ela e dei alguma dicas e começou a divulgar mais e promover-se mais ativamente mesmo sendo contra o uso do Facebook. Ela como empresária teve de deixar de lado as suas crenças para chegar ao clientes caso contrário não iria ter bom feedback e iria perder os clientes para os cafés circundantes.
Lição: Saber onde os clientes estão e criar empatia. Hoje em dia os clientes, tratam-na por 'Amiga' e ela já sabe de cor os pedidos de cada um deles. 

Relevância - Redes sociais, SEO e Newsletters

Todas as redes sociais têm uma 'coisa' muito feia que é o algoritmo!
Conhecer e saber como este algoritmo funciona é fundamental para puder usá-lo a nosso favor.
Não se esqueçam que o Facebook, Instagram, etc. no fundo são empresas e a longo prazo pretendem ter lucros! Saber as suas políticas de privacidade e normas de utilização é ter na mão um poder essencial para saber como postar naqueles redes sociais e usar tudo isso a nosso favor!

"Sabia que as stories no Instagram de momento são mais vistas que o feed?"
Quer no Facebook como Instagram a palavra chave é 'Relevância'.
O que isto significa? Simples, quanto mais uma página ou conta profissional for relevante para os seus seguidores, maior destaque terá, mais vezes será vista e aparecerá no topo do feed dos seus seguidores.
Uma forma de obter relevância pode passar por partilhas, call to action, usar stories para maior alcance (dado que neste momento as stories no Instagram são mais vistas que o feed e podemos usar isso a nosso favor, apelando nas histórias à visualização do post - call to action). Neste ponto gostava de incluir o facto de que o próprio Instagram apela aos utilizadores para verem as histórias e inclusive diz algo tipo: 'Não percas estas histórias, só duram 24h", Call To Action!
Partilhar posts, partilhar menções, partilhar contas relevantes para a marca, falar sempre com os seguidores e tornar a marca 'familiar' e necessária ao dia-a-dia do seguidor.
Nota: Sigo contas que diariamente vejo e se num determinado dia não vir a história, sinto falta pois criei empatia com a marca e sinto falta de ver o que acontece. É um pouco como as novelas, em que os espetadores têm de ver o episódio seguinte. Tudo isto é extrapolar para qualquer marca/negócio.

Na web/website saber como estar em destaque nas pesquisas (SEO) e usar isso para melhorar a presença online. Mesmo no SEO, os motores de busca dão importância à relevância.
Nestes casos a relevância baseia-se nos conteúdos e na originalidade.
Exemplo: duas lojas online de venda de TV, mesmos produtos ambos com site otimizado etc., Como é que os motores de busca irão destacar o site X e não o Y? Com base na descrição diferenciada do site X. Dado que este site difere e destaca-se pela originalidade dos seus conteúdos! Todos estes fatores podem ser adaptáveis a todas as marcas. Obviamente que o SEO é mais complexo que isto mas é um exemplo.

"Relevância baseia-se nos conteúdos e na originalidade!"
Criar uma base de leitores não só do site como nas suas caixas de correio - Newsletters.
Através de newsletters podem divulgar novos produtos, venda de bens, novos posts, etc. Inclusive podem apelar à inscrição da newsletter com oferta de 5% desconto nas compras etc., sejam criativos!
Deste modo a marca tenta atingir os 100% do seu público alvo, pois o público alvo pode não ver nas redes sociais, nem ir ao website, mas potencialmente irá ver a sua caixa de correio e verá o email que enviaram.
Já agora, caso não saibam a maioria dos sistemas de envio de Newsletter (Chimpmail, Sendinblue, etc) possuem ferramentas para medir o sucesso ou insucesso do email e inclusive permitem fazer a segmentação por links.
Case study (experiência própria): Uma marca conhecida, envia-me emails com novos produtos e cada produto/link tem ID específico. Eu já cliquei num determinado produto e adorei-o de tal forma que estive na página algum tempo a 'namorar' o vestido, entretanto pensei e sai sem comprar. Passado uma semana a marca enviou-me um email mega personalizado, com o meu nome no campo de assunto do email, a informar que aquele vestido que eu tinha gostado (obviamente mediram o tempo de visualização da página) estava agora em promoção com 60% e nem pensei duas vezes e comprei. Este tipo de segmentação e remarketing é possível e fazível dependendo do tipo de serviço, marca, produto. Para tal há que ser criativo e otimista!


Publicidade Paga vs Publicidade Não Paga 

É importante usar TODAS as ferramentas a vosso favor. Estar unicamente numa rede social ou ter apenas website até pode funcionar para o ano zero, no ano de criação da marca, mas para 'dar o salto' esta etapa simplista torna-se irrelevante e limitativo. Pois não trás novos utilizadores e a marca estagna.
Muitos utilizadores ou seguidores podem não ser clientes. É necessário torná-los clientes, esta tarefa nem sempre é fácil. Dependendo do caso e do produto, há que investigar e fazer experiências de diferentes métodos.
Em alguns casos pode ser necessário fazer publicidade paga em algumas plataformas.
Promover publicações ora no Facebook como Instagram pode ser uma opção tal como Google Ads.
Dado que este post está dirigido para criativos que presumo não terem verbas para anunciar em revistas, TV, ou pagar a influencers para publicitar, fazer pequenos anúncios nas plataformas onde o público alvo mais passa tempo, pode ser uma boa forma de atingir maiores resultados.

Presença online

Sites de fácil leitura, com informação relevante no topo, exemplo apelar à inscrição na newsletter ou compra de produto bem visível e que se destaque do resto do texto.
Ter sites mobile friendly, tags que os motores de busca consigam ler e que os vossos leitores escrevam para chegar até vós. O Google Analytics tem uma série de ferramentas gratuitas que permitem integram e otimizar o vosso website. Inclusive, fornece dados de quais as palavras chave que são utilizadas no google que fazem com que quem quer que seja chegue até vós.
Toda a vossa presença online (seja onde for tem de ser cuidada, pensada e consistente).
Imagem da Lyfemarketing.com

Empatia e a 'Voz' a ter com o público

Criar empatia e ligação pessoal com o público dá trabalho e consome muito tempo, mas tentem pensar em médio-longo prazo. Mesmo numa época do digital, a menção 'boca-a-boca' ainda tem  muito força. Se forem amigáveis para quem interage convosco, a pessoa possivelmente vai falar bem de vós a 6 pessoas ou mais.
Case study*: Restaurante Belcanto ganhou alguma fama internacional e por alguns motivos super simples: Uma cliente adorou a farda e mencionou-o ao empregado, este foi ao cacifo e ofereceu uma farda sua lavada à cliente; noutra ocasião, dois turistas perto da fora de horas de expediente pensaram em jantar no restaurante mas após verem o menu constataram que os preços eram elevados e não tinham dinheiro para pagar, o dono ofereceu-se para fazer um bife com batatas fritas e cobrou preço mais reduzido. Estes clientes ficaram deslumbrados e contaram a experiência a amigos e a história chegou à Dinamarca! Pequenos gestos podem valer muito!

Saibam qual o melhor 'tom' para falar com os vossos seguidores, será que o ideal é formal? Mais amigável e de proximidade? Cada marca tem a sua voz.
As grandes marcas atualmente primam por criar proximidade, porquê, pelo bom feedback.
Não tenham receio de perguntar aos seguidores o que eles mais gostam! Fazem inquéritos, perguntas e usem-no para otimizar o negócio/marca.
Não tenham receio de, em especial exemplo, Facebook tem o campo de críticas, para outros possam ver o que os outros utilizadores pensam da vossa marca. Mais uma vez, a experiência pessoal é importante para aumentar a notoriedade da marca.

Psicologia Humana

Conhecer um pouco da psicologia humana e perceber que as pessoas gostam de notoriedade e usar isso a favor da marca/negócio. Identificar, mencionar, agradecer partilhas e menções.
Dar e receber afeto. Retribuir o afeto de quem vos segue e mais uma vez, tornam-se relevantes, pois tudo isto é uma bola de neve! Quem vê a vossa menção/identificação quer seja num post como story, geralmente fica orgulhoso e partilha. O próprio Instagram sugere essa partilha nas stories.
Se pensarem bem, as redes sociais dão-vos dicas de como fazer as coisas. Basta estarem atentos e pensarem nas coisas.
Ficarem a lamentar que isto ou aquilo não resolve de nada! Aprender um pouco de marketing não custa nada e pode ajudar qualquer negócio/marca… Seja uma senhora do bairro que costura bolsas quer um pintor Inglês que tem o seu próprio estilo e quer chegar a uma audiência maior.
Não falo num pintor inglês ao calhas… O pintor Chris Guess tornou-se um fenómeno ao final de anos de luta! Anos… Hoje em dia pinturas dele em aguarela esgotam em horas, como? Ele faz edições limitadas, partilha o seu processo criativo - em todas as redes sociais -, filma 'making of' e assim gera empatia. O seu trabalho teve destaque ao fim de vários anos de trabalho… Não foi nada de 'um dia acordei e tinha fama'. É preciso persistência.

"Com a experiência apercebi-me que certas pessoas que me seguiam e 'gostavam' do meu trabalho, denunciavam-no."

Spam, Ads, Etc...

Ainda neste ponto tenho visto imensos artistas descontentes em especial com Instagram e a publicidade…
Dica 1: A cada anúncio, ocultar e escolher opção não é relevante (vêm aqui a relevância para o Instagram!?).
Dica 2: Spam pode ser bom! Porquê? Spammers criam algoritmos para saber quais os sites/contas que estão em ascensão para invadir de spam. O que implica que, se recebem muito spam, estão no bom caminho. Um site nada conhecido ou conta de Instagram sem relevância não é invadida de comentários spam. Aprendam a eliminar esses comentários com spam e a gerir a situação com calma.
Dica 3: Censura. Pois… Eu 'sofria disso' até bloquear alguns seguidores. Com a experiência apercebi-me que certas pessoas que me seguiam e 'gostavam' do meu trabalho, denunciavam-no. Como descobri? Tentavam contactar-me para fazer 'revolução' contra a censura, numa procura de atenção! Bastou bloquear 3 ou 4 pessoas e nunca mais tive nada censurada e posso dizer que postei uma foto minha com os seios a descoberto e não foi censurada… Aprendam a ler os sinais!

Trabalho

Tudo isto dá imenso trabalho e é praticamente preciso uma pessoa a tempo inteiro somente para todas estes itens falados. Não é por acaso que grandes marcas têm departamentos de marketing e comunicação. Hoje em dia o Marketing está no centro de qualquer modelo de negócio! Posso dizer em valores brutos que, a gestão de marca, passa por 90% de atividades administrativas, burocráticas e 10% de criatividade.

Outras considerações

Poucos artistas procuram saber mais noções de marketing para se promover corretamente. Ninguém está isolado numa ilha com a sua 'arte'. Ninguém pode esperar que um estranho divulgue a marca/negócio sem que este esteja online (por online, digo website, redes sociais, etc). Se antigamente as marcas apenas disponham de TV e revistas para se promoverem (tudo não gratuitamente), hoje em dia dispomos de dezenas de ferramentas gratuitas e usar todas elas que sejam relevantes para a marca é essencial.
Também é essencial saber ouvir os seguidores… Saber o que eles gostam. O que mais gostam no nosso negócio.
Mais acima de tudo serem fieis à marca e todo o modo de atuação ser consistente para que a longo prazo quem vir algo que seja vosso consiga reconhecer mesmo se não ter marca estampada!
Agora para os criativos, vocês são criativos! Sejam criativos a promover a vossa arte. Dá trabalho é verdade, é preciso perder tempo - sim! - e em alguns casos, é preciso dinheiro para conseguirem gerar dinheiro. Mas sejam otimistas e não desistam ao primeiro obstáculo.

Se quiserem saber mais sobre marketing e marketing digital, a Google tem formação gratuita online. O Facebook tem uma plataforma de e-learning gratuita!


Em alternativa, estou disponível para ajudar qualquer artista/empresa/marca a promover-se.
Interessados, visitam www.anaperes.com e podem preencher o formulário online e terei todo o gosto em falar convosco e fazer um plano adequado às vossas necessidades!

Nota:
*Case Study do Belcanto - Histórias foram verídicas e o próprio Chef contou-a numa revista, onde falou da sua fama e como estudou marketing para saber gerir melhor o seu negócio e 'educa' os seus empregados para serem os melhores profissionais e sempre a pensar na promoção da sua marca.

Podem partilhar ideias e opiniões.

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