On my Map: Genebra

08:00

Já alguma vez disse que adoro viajar? Se disse, vou dizer novamente: Adoro viajar!
Sinto-me sortuda o suficiente por, de tempos a tempos, puder viajar e conhecer países, cidades diferentes.

Desta vez foi Genebra, num fim-de-semana, através da Easyjet, só mesmo para descansar um pouco. Uma vez que Genebra é uma cidade pequena, foi suficiente dois dias e meio para passear pela cidade que é muito pacata e segura, aliás foi das cidades onde já estive que me senti mais segura.
É muito limpa, as pessoas são simpáticas e acessíveis. A língua mais falada é o francês mas quase toda a gente percebe e fala muitíssimo bem inglês, felizmente pois o meu francês é muito mau.
Tive imensa sorte com o tempo. Curiosamente, decidi comprar um chapéu de chuva e assim que sai da loja choveu nem 5 minutos e não choveu mais os restantes dias. Sorte!
Mas em contra partida, estava um frio horrível!!
Graças aos conselhos da Heidiland, fui bem preparada. Geralmente, eu até levo roupa em camadas para puder andar muito e quando vou a museus conseguir tirar um casaco ou camisola e não ter calor dentros dos edifícios nem frio na rua. Mas eu ia mesmo levar melissas comigo até que a rapariga aka Heidiland me disse: "Por amor de deus, não leves melissas!" Assim fiz e ainda bem, teria morrido gelada dos pés.

Genebra é uma cidade com um estilo de vida alto! Preparem-se para gastar algum dinheiro especialmente nas refeições. Comer fora custa no mínimo 20 francos e têm de procurar bem para encontrar um sítio cujo preço seja razoável. Café e água também são caros, mas descobri que comprar água em supermercados ficava muito mais em conta, menos de 1 franco a garrafa.
Felizmente tinha comigo o meu maravilhoso livro-guia da Editora Estampa que para além de ter a cidade dividida em secções, tem dicas sobre onde comer e beber a vários preços em cada uma das secções da cidade. Foi graças a este livro que descobri o salão de chá La Vouivre com uma decoração maravilhosa e barato! Fica perto da zona Pâquis e aparentemente está sempre lotado e com razão. Super giro e económico.

O que ver

- Jet d'Eau
- Catedral de Genebra
- Relógio de flores
- Centro histórico
- Jardim Inglês
- Muro dos Reformadores
- Praça de Bourg-de-Four
- Museu Rath
- Bains de Pâquis
- Sede das Nações Unidas

O que fazer

- Passeio de barco
- Comer um dos famosos fondue suiços
- Passeio de comboio pela zona histórica da cidade
- Passear por um dos vários jardins que se encontram na cidade
- Beber um café na margem do lago
- Tomar banho ou fazer uma massagem no Bains de Pâquis
- Se quiserem explorar ainda mais a região, existe autocarros de excursões de meio dia para zonas circundantes.

O que comer

Sem dúvida devem experimentar os chocolates, eu experimentei e sim são bons! Suiça é também famosa pelos seus queijos e fondues. Conseguem encontrar excursões de barco que inclui um fondue para duas pessoas e assim vivem o verdadeiro espírito suiço.
Podem ver no blog da Heidiland vários pratos típicos suiços, se tiverem curiosidade.

Dicas

- Graças à Heidiland soube de um supermercado com produtos biológicos que me salvou. Dada a minha restrição alimentar, o supermercado Migros foi uma boa solução! Tinham pão sem glúten a preço bem acessível, sopas embaladas em garrafas para beber, comida cozinhada e embalada a preço também acessível e graças à Migros consegui refeições boas, completas e sem glúten. Mais, a Migros encontra-se espalhada um pouco por toda a cidade o que facilita imenso. Obrigada Heidiland!!
- Os transportes públicos são gratuitos e quando fizerem check-in no hotel receberam um cartão que vos dá acesso a eléctricos, autocarros e até barcos.
- No aeroporto, mesmo junto à porta de desembarque existe uma máquina que dá bilhetes gratuitos, mas para isso guardem o vosso bilhete de avião. Este bilhete dura 2 horas e podem usar livremente os comboios até ao vosso destino.
- A cidade tem vários bebedouros com água potável. Se forem daqueles que não se incomodam a beber água de outros países, estas fontes são para vocês, guardem uma garrafa e podem ir enchendo-a. Tenham apenas em atenção aos símbolos de água potável pois nem todas as fontes têm água boa para beber! Já agora esta dica também foi dada pelo Heidiland e curiosamente fiquei mais atenta a estas fontes, depois da conversa com ela...
- Vejam as temperaturas antes de viajar. Genebra é uma cidade rodeada de montanhas e conseguem ver a neve nos picos montanhosos, por isso podem imaginar o frio. No sábado acordei perto das 7h da manhã e estava 2 graus negativos! Levem luvas, botas quentes, gorro/cachecol e chapéu de chuva, se visitarem a cidade no outono ou inverno.

Senãos...

Genebra não é uma cidade virada para o turismo, mesmo tendo imensos pontos turísticos. Existem várias companhias com embarcações recreativas mas... mas mesmo tendo horários bem afixados, não os cumprem e podem ver-se à espera uma ou duas horas até que as bilheteiras abram para comprarem bilhete para uma excursão de barco. Aliás eu nem consegui fazer a dita excursão pois só consegui ver a bilheteira aberta uma única vez em 3 dias e a fila era gigantesca!
Ainda dentro deste assunto, o Jet d'Eau fecha uma temporada para manutenção uma vez ao ano, por azar foi exactamente quando eu lá estava. Atenção que o período de fecho não se encontra sequer no site oficial, mas é entre meados de outubro, novembro e reabre a meio de dezembro.

Portugueses pelo mundo

Sim nós portugueses somos conhecidos por estar em todo o lado... E Genebra não foi excepção! Encontrei vários restaurantes portugueses, com bifanas, pasteis de nata ou mesmo cerveja Sagres :)
Um desses restaurantes chamava-se Pedra Alta, que para quem conhece bem Sesimbra sabe que existe uma pedra alta por aqui, não só também é um restaurante mas era mesmo uma pedra alta que se encontrava no meio da praia perto da Fortaleza de Sesimbra. Que coincidência!






Bifana!







Espero que tenham gostado e tenham um bom dia!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Fico muito contente que a nossa conversa tenha sido muito produtiva e que tenhas seguido todos os meus conselhos. Algo me dizia que ias levar as Melissas para Genebra e que iria ser um grande erro. Fiz bem em seguir o meu instinto e alertar-te para as temperaturas fresquinhas dos Alpes.

    O Migros é sempre uma boa opção para refeições baratas e rápidas. Como comida é vendida ao peso pagas apenas aquilo que comeres. Na semana passada descobri outro restaurante a peso, com take-away e era vegetariano (Hilti). Se vieres visitar-me temos que lá ir.

    Obrigada Ana pelas inúmeras referências ao meu blogue :D
    Beijinhos,
    Débora | Heidiland

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa! Eu é que te agradeço as dicas, foram super úteis!!
      E sim, ia mesmo levar melissas :D hihihi

      Eliminar

Subscribe