O que acontece...

14:51



O que acontece ao seu corpo quando deixa de comer trigo/glúten?
Há muito tempo, quando surgiu a primeira hipótese de eu ser intolerante ao glúten, comecei a investigar o que era isso do glúten, o que era isso da doença celíaca, as consequências e benefícios de uma dieta sem glúten... Nessa altura li uma frase que me marcou "é a dieta ideal para quem quer perder peso", obviamente que pensei logo: Não posso perder ainda mais peso!

Mais tarde, quando comecei a ter sintomas de alergia ao trigo, vi-me obrigada a retirar da minha alimentação o trigo e tudo o que tem trigo para conseguir viver sem me sentir como se estivesse a ser comida por insectos (tudo reage-me na pele)...
Foi então que os seus benefícios e consequências surgiram!

A minha dieta sem trigo, fez com que deixasse de comer pão, bolachas, massas, basicamente quase tudo o que geralmente há nos supermercados pois aparentemente, TUDO tem farinha de trigo, até o que pensamos que há partida não tem... Mas tem!
Foi então que o meu corpo parece que purificou-se!
Deixo aqui as minha considerações, já que alguém desse lado pode ter pensado nesta alternativa e precisa de um testemunho real acerca de uma mudança alimentar deste género.

Menos inchaço

O primeiro benefício que senti, foi deixar de me sentir inchada! Sentia-me sempre inchada na zona abdominal e atenção que eu sempre fui magra mas tinha sempre 'aquele' pneu na barriga e anca. Depois de umas duas ou três semanas sem trigo, a minha barriga e cintura ficaram mais lisos, deixei de me sentir enfartada e a sensação constante de estar pesada passou.

Mais energia

O segundo benefício vem, obviamente, do primeiro. Com a redução da sensação de inchaço abdominal, comecei a sentir-me mais energética, apesar de já ser uma pessoa ativa. Mas isso não quer dizer que não me sentisse cansada, inchada e pesada.

Menos peso

O lado negativo é que neste momento tenho peso muito abaixo do ideal ou do que é-me normal.
Normalmente eu até tenho dificuldade em engordar, mas agora a dificuldade duplicou!
No entanto, para quem tenha como objectivo emagrecer aka perder peso, este ponto seria um dos mais positivos apesar de - para mim - ser um ponto negativo!

Alternativas...

Em Portugal, as alternativas alimentares para quem não pode comer glúten ou trigo, são escassas para além das existentes serem excessivamente caras, a meu ver. Se derem-se ao trabalho, na próxima ida ao supermercado, façam a experiência e procurem os vossos itens da lista de compras mas na versão sem glúten... Percam um pouco de tempo a ler os rótulos! Vejam só a dificuldade que irão ter em arranjas alternativas para uma dieta sem trigo.
O que nos leva a...

Faça você mesmo

Pois é, dada a escassez em produtos alimentares sem glúten, eu passei a fazer o meu próprio pão, as minhas waffles, bolos, pizzas, etc... E perguntam vocês, "Compensa?" Ao que eu respondo: "SIM!"
Tomemos por exemplo, croissants sem glúten que várias superfícies comerciais vendem, cada embalagem com 2 unidades - atenção que são croissants minorcas, custa quase 3 euros. Eu por esse valor, faço por exemplo 8 waffles, incluindo já o dinheiro que gasto em electricidade.
Por outro lado, tenho mais trabalho em cozinhar e limpar a cozinha...


Concluindo
Se não fosse o facto de ter emagrecido e de haver poucas escolhas no mercado de comida sem glúten, esta mudança alimentar nem seria má de todo! Pelo contrário, ter-me-ia feito bem. No geral, sinto-me mais saudável, mais energética, mais leve e menos inchada.
Uma alimentação sem glúten/trigo pode aconselhável, para quem esteja disposto a emagrecer e ver o seu corpo tornar-se mais saudável.
Basta fazerem uma pequena pesquisa na internet acerca do assunto e diversos sites falam nos benefícios de uma dieta sem glúten.
Eu, por forças maiores, tive de retirar o trigo da minha alimentação, senão fosse assim, creio que nunca teria pensado em tal coisa...

Atenção!
De notar que todas as dietas devem ser equilibradas e conjungadas com exercício físico e não façam mudanças alimentares drásticas sem consultarem um especialista!
Se quiserem aderir a esta dieta, a uma dieta sem glúten, procurem conselhos junto de um(a) deitista credenciado/a, para saberem se esta é a dieta mais aconselhável para vocês.

E tenham um bom dia!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei da forma como expuseste o "problema" e a solução. Ao descobrires a tua intolerância fizeste bem em largar o que te fazia mal e adoptares uma nova dieta. Com o tempo o teu corpo volta ao normal e de certeza que engordaras os kilinhos que perdeste.

    Beijinhos e boa sexta-feira

    P.s.: Boa viagem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste :D
      O meu problema é que sou muito demorada em ganhar peso e facilmente perco. Ultimamente o meu estômago tem feito das suas e ando novamente a controlar a comida!
      Neste momente tenho o peso que tinha quando tinha 15 anos... muito pouco.

      Vou dedicar-me a engordar, nem sei bem como.

      Eliminar

Subscribe