Orgânico em espaços incomuns

02:59

Quando eu estava a estudar e tive uma disciplina teórica com o Prof. Paulo Maldonado, há uns anitos atrás, tive que fazer uma dissertação sobre uma das exibições da Experimenta Design que estavam na altura patentes em alguns dos pontos da cidade de lisboa.
E, apesar do trabalho ter sido em grupo, a minha apresentação foi sobre o Betão Orgânico que estava no Palácio Pombal em Lisboa. Lembro-me perfeitamente que ir ver com as minhas queridas amigas e colegas de turma e aquela peça de design escapou-me completamente à primeira vista e tivemos mesmo que ir perguntar a um dos colaboradores onde estava o betão orgânico pois ninguém dava conta dele no sítio onde estava... passava completamente despercebido e realmente era uma pena que assim o fosse.





Apesar de ter sido já em 2005, creio que o betão orgânico foi inovador e promissor e parece-me que ainda continua actual e talvez seja mesmo esta a altura fundamental para o seu aparecimento e utilização quer em espaços urbanos públicos como privados. Torna-se uma mais valia estrutural e visual! Não me lembro de este produto ter sido muito falado na altura, mas não sei se é do conhecimento geral que chegou mesmo a ganhar um prémio a nível internacional, no OrganicArchitect em 2007. Não quero querer que apenas no estrangeiro é que o design português é reconhecido e valorizado.

No entanto, quando eu tive de apresentar o meu trabalho sobre este design de produto que é o betão orgânico, tinha também de investigar, analisar e apresentar outros projectos similares que de alguma forma pudessem estar ligados a este, a nível ideológico ou construtivo ou outro nível. Se na altura eu tivesse encontrado esta peça teria completado melhor o meu trabalho e das minha colegas, obviamente.
Este descobri à uns tempos - apesar de apenas o referi só agora - pela mesma altura em que descobri este blog de lifehacker, mas descobri e se for usado da mesma maneira como é apresentado nas imagens, transporta para o nosso ambiente e local de trabalho um pouco de mais verde e orgânico, pelo menos de uma forma menos usual do que é costume das plantas em vasos. Creio que esta prateleira também teria o seu interesse numa cozinha com especiarias plantadas junto a uma janela. Era algo que eu consigo imaginar a ter na minha própria cozinha.






Sobre o Betão Orgânico:
http://www.extrastudio.pt/main/main.html?l=0
http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=525

Sobre a Prateleira Orgânica:
http://lifehacker.com/5425172/the-organic+shelf-office
Se alguém souber ou tiver mais info sobre esta prateleira orgânica, partilhem!

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe