Cores para daltónicos

01:40


Enquanto estudava design, na faculdade, tinha uma colega na minha turma que se dizia daltónica mas que a sua cor preferida era uma mistura de vermelho com laranja. Sinceramente nunca percebi muito bem esta relação - dela - com as cores e dizer se daltónica, quando ela conseguia ver bem as cores. Não sei mas também isso é muito relevante para o caso.
O que me trás aqui hoje é o facto de ter descoberto que um designer português, Miguel Neiva, ter inventado um código de cores para daltónicos, baseado em símbolos e contrastes de cores monocromáticas.
Parece-me que este código vem buscar o código morse e pretende vir a ser um código de utilização mundial e universal o que seria algo muito útil e funcional para os daltónicos, pois facilitaria as suas vidas em tarefas simples como comprar roupa, escolher lápis para pintar, etc. Mas mais do que isso facilitaria a vida de crianças que, no início da vida escolar, se vêm bloqueadas e enfrentadas com esta doença e deste modo iriam ultrapassar a sua dificuldade em ver cores ao terem acesso a este código.
Se os daltónicos sofrem e muito com esta doença que lhes restringe a sua vida pessoal e profissional, pois diversas profissões ficam imediatamente excluídas, como a pilotagem, indústria gráfica, química ou mesmo moda e decoração e se este código anuncia-se como um falicitador, é sem dúvida de felicitar e adoptar a iniciativa. E, diversas empresas nacionais e multinacionais, já mostraram interesse neste código! Em Portugal a CIN já adoptou e concerteza com mais valias para si e para os seus clientes ... Pois a CIN tem todo o interesse em apostar na renovação empresarial e na responsabilidade social que no fundo é o que este código vem trazer e fazer!

Quem sabe se futuramente este código vai facilitar a vida de milhões de daltónicos por todo o mundo, na sua utilização. Em todo o caso aqui fica, os parabéns ao designer Miguel Neiva e ao seu ColorAdd.

Link para notícia do DN.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu acho que o daltonismo se caracteriza pela confusão entre algumas cores (verde e vermelho acho eu)...daí a tua colega ter uma cor favorita!
    Se for mesmo o verde e o vermelho...significa que a percepção que têm da nossa bandeira é diferente da nossa? :)

    ResponderEliminar

Subscribe