Ready for Fashion: People Tree
08:00
Ainda no outro dia (ok por esta altura já passou bastante tempo!!) enquanto esperávamos que o cão da nossa avó fosse operado, eu e a minha irmã, Sara, fomos passear no Fórum Sintra, simplesmente para matar o tempo. Não tinhamos nada em mente e apenas entrámos e saÃmos de lojas, basicamente ver as 'modas'.
Conversa puxa, conversa, acabámos por falar nos preços da roupa e acessórios de moda e em como todos nós promovemos o sistema de salários baixos e má empregabilidade. A procura de roupa extremamente barata, a preços ridiculamente baixos que, em muitos casos, pensamos: "como é que isto está a este preço?", pois a questão está ai mesmo. O preço é baixo porque todo o custo associado a esse artigo teve baixo custo, desde o preço de compra da matéria prima, do custo associado à mão-de-obra, ao transporte e tudo o que demais está associado ao produto.
Basicamente trata-se de um ciclo, de promover ou não, o bem-estar social e principalmente de responsabilidade social. Sim, já sei os dias de hoje não estão fáceis, blá, blá, blá. Mas a verdade é que um artigo que custe 40euros, dura 5 ou 6 vezes mais do que uma peça de custe apenas 6euros.
A peça de 6 euros para o ano está boa para ir para o lixo enquanto a de 40euros, está em excelente estado e provavelmente irá durar 4, 5 ou mesmo 6 anos.
Trata-se de comprar de forma inteligente e pensar que quantidade não é qualidade. Por isso mesmo e, dentro da temática, hoje destaco a People Tree e a sua responsabilidade social.
People Tree orgulha-se da sua responsabilidade social e todas as suas newsletters refere-se a esse mesmo tema com orgulho. E sempre que leio penso que se promovermos a responsabilidade social e ambiental talvez as coisas ficassem gradualmente melhor para todos. Para os paÃses sub-desenvolvidos, para famÃlias inteiras que vivem na pobreza porque recebem uma salário estupidamente baixo, etc...
Mas voltando à People Tree... Já comprei uma peça da sua coleção que contou com o apoio da Vivienne Westwood e surpreendemente a peça foi bem barata, é super gira e já a tenho há pelo menos 4 anos e ainda está em excelente estado.
Ora vamos lá ver os prós: preço baixo tendo em conta a qualidade e a designer, durabilidade alta, peça intemporal e tenho uma peça de roupa da Vivienne Westwood.
Agora ver os contras: não custou 6 euros...
Por isso sempre que posso comprar algo responsavelmente, faço-o nem que apenas compre uma peça em vez de aproveitar os preços baratos e comprar duas peças.
Vejam a coleção da People Tree, que neste momento está em saldos, leiam os artigos e história por detrás de cada peça, fornecedor, dos trabalhadores, artistas, da sua fundação e até dicas como preservar a roupas ecologicamente, etc. é super interessante!
0 comentários