On my map: Viena

13:30

Na semana passada, adicionei mais uma cidade/país ao meu mapa pessoal: Viena, Áustria.
Há bastante tempo que vinha a pensar em visitar esta cidade, até no meu mural no facebook andava com imagens e videos de Viena, mesmo a pedir uma visita, até que marquei viagem!



Até agora foi das viagens mais caras que fiz, custou mais do que a minha viagem a Atenas, mas valeu a pena... E verdade seja dita, os destinos mais perto e mais acessíveis começam a esgotar-se, logo tenho de alargar o leque de opções e destinos.
Para Viena comprei o passe que dá direito a entrada em quase todos os museus e viagens ilimitadas em Hop on Hop off e tour a pé pela zona central de Viena. Eu escolhi a opção de 2 dias e para mim foi suficiente.
Podem comprar o ViennaPass aqui: https://www.viennapass.com/
O Autocarro Hop On Hop Off, tem 5 linhas e começam por volta das 10h e acabam relativamente cedo por volta das 17h. Admito que este intervalo de tempo para mim é reduzido já que gosto de sair cedo do hotel e costumo voltar por volta da hora o jantar, só assim consigo ver tudo a que me proponho em pouco tempo.

A Cidade

Viena, é uma cidade bem limpa e organizada! Raramente irão ver lixo nas ruas e os passeios estão divididos por secções para peões e ciclistas, por isso há que ter em atenção às vias destinadas às bicicletas e não andar por lá sob risco de serem atropelados. Ia-me acontecendo...
Os principais monumentos estão devidamente assinalados com placas, no entanto, tinha o meu maravilhoso mapa guia da Editora Estampa, que eu tanto gosto.
Vai ver música e arte em todo o lado, literalmente! Os austríacos são muito orgulhosos do seu passado musical e têm concertos de música clássica e ópera quase todos os dias e até existem músicos nas ruas a tocar para os transeuntes. Eu fiquei maravilhada pois vi vários artistas a cantar ópera e a cantarem bem.


O que ver

Ah céus há tanto para ver... A cidade está cheio de monumentos, edifícios lindíssimos, igrejas, museus, etc.
Aconselho:
- Museu Albertina (adorei!!)
- MAK (Museu de Artes Aplicadas)
- Catedral Stephansdom e o tesouro
- Igreja Peterkirche
- WinterPalais
- Kaisergruft
- Casa da Ópera
- Neue Burg
- Hofburg
- Rathaus Platz
- Oberes Belvedere (aqui podem ver O Beijo do pintor Klimt)
- Schloss Schönbrunn
- State Hall
- Museu da Sissi
Há mais para ver e depende se querem ficar dois ou mais dias. Eu fiquei 2 dias inteiros, mais 2 meios dias e penso que deu para tudo o que queria ver.

Dispensável

- Passeio de barco, fiz e achei que foi uma perda de tempo, tem pouco para ver...
- Museu do Papiro, não é muito interessante...
- Igreja Karlskirche, cara para entrar, muito pequena e apesar de ter um dispositivo de realidade virtual disponível continuei a achar muito cara...

O que comer

Existem vários pratos típicos austríacos mas infelizmente não pude provar nenhuns pois quase todos são há base de porco ou com farinhas de trigo (panados, etc.)
Mas se não tiveram restrições alimentares aconselho:
- Sacher Torte, que é muito famoso!
- Salsichas típicas, as Wurst
- Wiener Schnitzel, basicamente é porco panado, verão este prato em quase todos os restaurantes
- Caldo de vísceras de Vitela



Existem muitos outros pratos típicos e na sua maioria são de carne ou de caça ou de porco. Também têm imensos doces e têm uma grande cultura de café e de pão.
Para café aconselho um pequeno cafézinho chamado KaffeFabrik (Favoritenstraße 4-6, 1040 Wien, Áustria) que tem um dos melhores café que eu já bebi até hoje - de sempre - e além disso foi dos cafés mais baratos que encontrei em Viena.
Se forem celíacos como eu, podem instalar a app da Schar, Gluten Free Roads e têm dicas onde comer. Aconselho a Yamm, já que tem buffet e indicação de glúten nos pratos. Mas podem também comprar saladas e afins, como por exemplo na Nordsee (existem várias espalhadas pela cidade e até junto à Catedral Stephansdom).



Mas a cidade está cheia de quiosques de comida rápida asiática, turca, etc. Em qualquer sítio podem comer qualquer coisa rápida e barata. Vi imensos quiosques de 'Happy Noddles', pena que não poder comer...

Onde ficar

Aconselho, sem dúvida, o hotel onde fiquei. Apesar de ser hotel de 4 estrelas o preço é bem acessível e o pequeno almoço soberbo, com variedade e opções como nunca vi num hotel. Realmente ficar num hotel de 4 estrelas é outra coisa :)
O Hotel chama-se Hotel Johann Strauss (podem fazer reservas aqui: Booking) e faz parte de um grupo de 4 hotéis todos no mesmo estilo e todos relativamente centrais.
O Hotel fica perto da Casa da Ópera, logo podem ver como é central.



























Se quiserem partilhar dicas sobre Viena connosco, força, usem a caixa de comentários.

Se estiverem a pensar em viajar e reservar alojamento através do booking, usem este link https://www.booking.com/s/34_6/6cde95d3 terão uma recompensa após a estadia.
E tenham um bom dia!

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe