Visceral

20:00



Sei que um blog deveria ser apenas para 'falar' de assuntos alegres e motivantes mas este post vai ser mais 'negativo'!
Geralmente quando pego seja numa caneta/lápis para desenhar ou num pincel para pintar, tenho uma ideia em concreto do que quero fazer, se bem que a ideia nem sempre está definida ou muito nítida na minha cabeça.
Mas assim que conheço a pintar/desenhar, a ideia inicial transforma-se.
O meu processo criativo 'explode' e a minha cabeça entra num estado meio hipnótico e como que desenho/pinto as emoções que sinto!
Muitas vezes, eu nem sabia que sentia aquela emoção em concreto até a desenhar ou pintar.
É como se - de repente - fosse confrontada com o meu próprio inconsciente.
Esta pintura não era de todo para ser este resultado final! Mas surgiu e apesar de ter perfeita consciência de que não sei pintar de forma profissional, na minha tentativa e erro de chegar ao desenho que projetei na cabeça, o meu transe levou-me a isto.
Sempre que parava e analisava o que estava a pintar, odiava e demorei algum tempo até perceber porque é que não gostava do desenho!
Não gosto porque aquela pintura é demasiado Frida Khalo! É demasiado expurgar as emoções e desejos (não realizados) que tenho! É demasiado cru e visceral...
É demasiado corpo em sangue, esventrado, frontal e curiosamente só consigo pensar na minha incapacidade de conceber quando olho para a pintura e como isso me afeta!
Curiosamente também sinto o mesmo quando olho para a figura abstrata feminina que fiz, em barro e não consigo acabá-la...
Obviamente que sempre que faço o que não tenho em mente - que é quase sempre - eu fico com uma sensação de fracasso... Fracassei a projetar a ideia para a tela ou papel! Tudo porque entro naquele estado meio hipnose e faço o que está escondido do meu consciente...
Continuo a não gostar da pintura e não sei se irei terminá-la... Tenho vontade de pegar em tinta branca e tapá-la e recomeçar...
E como se não bastasse, durante os dias seguintes, vi imensas referências a Frida Khalo e até via anúncios no instagram e facebook relacionados com gravidezes e ser mãe!
Coincidências da treta!!

E tenham um bom dia!

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe