On my map: Bruxelas

07:00

Esta foi a minha última viagem até ao ano que vem... decidi parar um pouco e não viajar tanto. Só este ano já foi duas vezes a Londres, duas vezes à Holanda,  Milão, Atenas, Copenhaga e agora Bruxelas. Estou cansada!
Estou cansada de sair da minha zona de conforto, de gastar dinheiro, de não descansar convenientemente... Preciso urgentemente de descanso e de rotina. Preciso de tratar de mim e dos meus animais do meu coração. Também preciso de abrandar um pouco por uns tempos.

Em todas as viagens, sei que sairei da minha zona de conforto e apesar de ser bom esticar os meus limites, também é um pouco assustador. Lembrem-se que eu viajo sozinha... Novos sítios, às vezes sítios menos recomendáveis, novas pessoas enfim... conseguem ter uma ideia.

Adiantando... Tinha esta viagem aranjada há bastante tempo e eu até tive bastante tempo para me preparar, mas sem o meu livro guia da Editora Estampa, sinto-me sempre um pouco perdida. Estou a tentar encontrar um substituto para este livro mas ainda não consegui.
Desta vez tinha o livro da lonely planet e foi muito frustrante. O mapa estava incorrecto, as referências dos locais a visitar não era muito prático e não percebi onde os pontos mais importantes estavam no mapa pois não tinha um mapa geral da cidade. Não gostei.

Bruxelas é uma cidade de acorda um pouco tarde. A maioria dos museus abre às 10h e fecha às 17h. Até os cafés abrem um pouco tarde, por volta das 9h. Para mim que gosto de começar o dia às 8h, isso foi muito redutor pois tive de reduzir os locais a visitar devido ao tempo limitado que tinha.
Mas vi todas as atrações principais como o grand-place, atomium, a catedral, o parlamento, manneken pis e o museu de belas artes, entre outros sítios.
Já agora existe passes combinados de museus a preços mais reduzidos e ainda têm o City Card, com opção ou não de autocarro Hop on Hop off. Mais informações aqui: http://visitbrussels.be/bitc/BE_en/minisite_brusselscard.do

Tenho alguns amigos belgas e encontrei-me com uma dessas amigas, a Lise. Ela até tirou meio dia de férias para estar comigo algum tempo. Almoçámos num bar típico belga e comi estufado com um nome bem estranho que não consigo reproduzir. Mas era muito bom! Lise, muito obrigada e beijos!
Também descobri as cervejas belgas (para quem não sabe gosto muito de cerveja) e gosto de cervejas fortes e os belgas têm cervejas bem fortes. Algumas com 13%, mas muito boas. Gostei muito de, por exemplo, a Hopus ou Orvel. Estas duas parece que não estão disponíveis em todos os bares porque são trapistas, podem ler mais sobre o assunto embaixo.

No primeiro dia, o tempo estava um pouco encoberto mas foi óptimo para passear. Nos restantes dias esteve melhor, com sol e temperaturas amenas se bem que no sábado de manhã estava demasiado frio.



A comida
Os belgas gostam de comer tanto como de beber. São apaixonados por mexilhões e quase todos os restaurantes têm mexilhões para atrair turistas. Mas sendo eu portuguesa e vivendo pertinho do mar estou habituada a marisco por isso não comi essa especialidade belga. Mas comi outras como o estufado, as batatas fritas belgas, waffles e chocolate. Sim, eles adoram as suas waffles e têm imenso orgulho no chocolate.
A comida, tal como o chocolate, é cara, cerca de 20 euros por refeição/pessoa.

O estufado de vaca com cerveja.


A cerveja
Bélgica, juntamente com a Alemanha, são famosos pelas suas cervejas.
Têm muito orgulho nisso e existem inumeras marcas. Algumas são um pouco raras, especialmente as Trapistas. Já agora sabiam que as autênticas trapistas são feitas manualmente por monges?
E por serem feitas manualmente, têm stock limitado. Outra curiosidade é que cada marca tem o seu próprio copo.
Aconselho a experimentarem a Orvel e Hopus, no entanto são cervejas fortes. Se preferem cervejas mais leves, tentem a Leffe (loira), La chouffe ou Duvel.



Ryanair
Esta foi a minha primeira viagem com a Ryanair e digo que foi agradável. Inclusive gostei muito da viagem de volta, porque um elemento da tripulação era super amigável e divertido e ainda me ri com ele umas quantas vezes.
Curiosamente, usei o serviço de parque de estacionamento low-cost e na volta vim da carrinha de serviço do parque juntamente com 2 raparigas da tripulação.



Dicas
- Vão aos pontos de informação turísticos para um bom mapa da cidade.
- Existem várias excursões a pé, gratuitas em Bruxelas, há semelhança das grandes cidades europeias, podem pesquisar na internet algumas delas.
- Bruxelas é uma cidade relativamente pequena, em apenas 3 dias vi a maioria das atrações principais. Se forem lá e se ficarem mais do que esses dias aproveitem para ir a Antwerp ou Burges.
- Podem usar os autocarros de 'sightseeing' para andarem pela cidade e assim poupam dinheiro.
- A maioria dos restaurantes incluiem a gorjeta na conta pelo que não precisam de deixar mais gorjeta.
- Existem mais de 100 museus em Bruxelas, tal como por exemplo o museu do chocolate, museu do relógio ou outros mais conhecidos como Museu Magritte ou Museu da Cidade de Bruxelas, por isso aconselho a pesquisarem e selecionarem os que pretendem visitar.


Deixo-vos algumas imagens da minha viagem, espero que gostem e também tenho um pequeno video da descida do avião e aqui vê-se o momento em que atravessamos as nuvens. É sempre giro de ver.









You Might Also Like

0 comentários

Subscribe