On my map: Luxemburgo

14:47

No passado fim-de-semana lá fui eu passear! Adoro viajar e conhecer novos países/sítios.
Como devem de saber, desde que deixei de fumar que uma a duas vezes por ano, o dinheiro que antigamente gastava em tabaco, vai para viagens :)
Por isso, desta vez fui a Luxemburgo.

A viagem foi baratinha, viajei através da Easyjet e levei apenas uma mochila com o essencial já que iria estar fora apenas 2 dias e meio :)

A cidade de Luxemburgo é bem pequena e é possível visitá-la a pé. Durante 8 anos palmilhei as ruas e consegui ver quase tudo a que me tinha proposto, desde as Casemates de Bock, as principais pontes, a Vila Baixa e a Vila Alta, as praças principais e algumas igrejas.
Foi bastante engraçado ouvir pessoas a falarem português em todo o lado, nunca tinha estado num país onde ouvisse Português a toda a hora.
No domingo ainda me encontrei com uma senhora que já viveu em Portugal e ajudou a Bianca. De tarde, levou-me a conhecer parte da zona sudeste do país, de carro e ainda fomos beber uma cerveja à Alemanha com vista sobre o rio e Luxemburgo no outro lado da margem.

Duração da estadia

A cidade é perfeita para um fim-de-semana fora da nossa rotina. É uma cidade pequena, com paisagens bem características mas pouco tem para ver caso decida ficar mais do que 2 dias. Por isso aconselho a ficarem apenas um fim-de-semana.


O que ver

A não perder uma visita a:
- Casemates de Bock;
- 'The Golden Lady';
- Museu da Cidade;
- Vila Baixa e Vila Alta;
- Forte Thüngen;
- Catedral de Notre-Dame;
- Casemates Petrusses;
- Palácio de Gran-Duques;
- Citadelle.
Isto só para nomear alguns pontos.
Se tiverem tempo e disponibilidade, há circuitos para visitarem os castelos das redondezas.

O que comer

Sem dúvida há que provar as waffles com açucar em pó. São maravilhosas.
A cerveja deles é bastante boa, para quem aprecia.
Quanto aos pratos típicos, têm ainda uma grande variedade mas dada a minha condição de não puder comer porco ou enchidos, a minha escolha foi muito limitada. Tipicamente a gastronomia é muito virada para a carne, caça e enchidos.


Pontos Negativos

Os luxemburgueses parece que ainda não interiorizaram a ideia de turismo e muitos cafés, lojas e afins fecham muito cedo. Houve um episódio engraçado que eu vivi... Entrei num café às 16h e estavam a fechar. O café estava situado numa zona super turística e havia imensos turistas a passar e àquela hora já estavam a fechar. Só fui servida porque disse que podia levar a bebida comigo. Por isso preparem-se para não verem lojas abertas, nem quiosque com lembranças, etc... A partir de certa hora do dia torna-se difícil até comprar uma garrafa de água em pontos turisticos.
Também - por esse motivo - tive dificuldade em comer num restaurante local, fui sempre ao que estava aberto. Aos domingos quase nada está aberto, a não ser McDonald, Subway e outras multinacionais.

Pontos Positivos

As pessoas são simpáticas e a cidade é bastante segura. Aliás foi das cidades mais seguras onde eu já estive. Há um certo conforto no ar e é agradável passear pelas ruas e não haver mendigos, nem pedintes nem pessoas a tentar vender seja o que for à força.
Além disso, apesar de chover e trovejar bastante, o ar era quente e seco. O que é agradável para passear.
Os bilhetes de autocarro são baratos, apenas 2 euros para 2 horas ou 4 euros para o dia inteiro sem limite de viagens. Muito bom!
Aos domingos, os transportes são grátis!

Conselhos

- Levam um casaco leve mas inpermeável;
- Como o tempo é seco, bebam bastante água;
- Podem ver a cidade num dos autocarros ou comboios de 'Sightseeing';
- Não aconselho a alugarem um carro já que a cidade tem parquímetros e os espaços livres são limitados, além disso os transportes públicos funcionam muito bem e são baratos.

E resumindo, vale a pena. Vejam os preços dos voos na easyjet, por exemplo e façam uma visita a Luxemburgo. E agora algumas fotos.






























Digam lá se não vos faz vontade de ir lá?

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe