On my map: Milão / Atenas (parte I)

23:20

Desde sempre que sonhei em visitar alguns países / cidades históricas, como Roma, Atenas e Cairo.

Roma tive o prazer de conhecer há cerca de dois anos atrás e agora, fiz 'check list' em Atenas.
Adoro viajar mas, por outro lado, sou muito forreta por isso procuro as melhores promoções da easyJet e raynair
Até há data, os preços da easyJet foram mais apelativos, no entanto, a companhia aérea tem poucos destinos com partida de Lisboa. Mas esse facto é facilmente ultrapassado se fizermos voos de ligação, por exemplo, em Milão.
Esta foi das viagens menos baratas que fiz até agora mas valeu a pena. Aliás, viajar vale sempre a pena, digam lá se não é verdade?

Fui de Lisboa para Milão, passando a noite no aeroporto (o tempo entre voos era demasiado curto para ir dormir a um hotel) e na manhã seguinte - bem cedo - embarquei para Atenas.

(Noite passada no aeroporto)

Aterrei a horas bem razoáveis para ir ao hotel, refrescar-me e ir dar uma volta pela cidade.
Pela primeira vez, não tinha o livro-guia da editora de que gosto e senti uma grande diferença na exploração da cidade. 
Gosto muito dos livros guia da editora Estampa mas aparentemente estão esgotados e sem novas edições. Gosto muito do facto destes guias estarem divididos por zonas e cada zona tem um mapa. Nem todos os mapas guia são assim para além de terem um preço mais em conta. 
Como não tinha o meu mapa predilecto, optei pelo livro de top 10 e fiz o download da app do TripAdvisor de Atenas para completar o 'pacote'. Mesmo assim senti que algo me podia estar a escapar...

Em 4 dias vi todos os pontos turísticos mais importantes, visitei ainda uma ilha, Aegina e sobre ela falo mais tarde. Visitei os museus mais importantes, o fórum, acropolis, os montes circundantes, a prisão de Sócrates, subi a pé o monte Lycabetus, tendo quase desistido perante o cansaço não fosse o grafite de guns and roses. Ao ver este grafite, lá arranjei forças para continuar!

Sim, sou fã dos GN'R desde adolescente!
Por isso, se organizarem bem a vossa viagem, podem reservar 4 dias apenas para Atenas e seus pontos principais e reservar mais um dia ou dois para irem visitar as ilhas circundantes.

Mas voltando ao assunto, já fora do hotel, dirigi-me para o centro histórico. Como eu ando muito a pé, permite-me ver as ruas com mais calma e descobrir pérolas históricas que não se encontram nos mapas. Atenas é uma cidade gigantesca! O centro histórico é relativamente pequeno em comparação com o resto e do topo de Acrópolis têm uma noção do tamanho da cidade. Gigante! E não me desiludiu quando a tudo o que eu tinha no meu imaginário sobre a cidade.

Gastronomicamente falando, Atenas tem imensas influências turcas. Pois a Grécia esteve sob o domínio turco durante séculos.
A comida é à base de peixe, marisco, frutos secos e têm um molho fabuloso feito com iogurte grego e pepino que é usado em quase tudo. É uma delícia e fiquei fã deste molho. Algumas das especialidades são polvo assado, espetada de borrego na brasa acompanhado com batatas fritas de gomos largos e pão regado com azeite e orégão. Até tive direito a que o chef do restaurante a onde ia jantar todos os dias, fizesse calamares especialmente para mim, a meu pedido. Como não nos sentirmos bem-vindos? Nem o dono do restaurante sabia o preço de cor do prato vejam lá como é raro, os seus clientes pedirem aquele prato? Mas adorei e foram sempre muito simpáticos. 
O restaurante não se encontra no tripadvisor e situa-se numa das ruas transversais da estação central de comboios. Pessoas muito simpáticos e humildes. Todos os dias comi lá e paguei sempre cerca de 5/6 euros pelo jantar, já com grojeta. E digo-vos que as doses foram sempre bem servidas.


Calamares
Nesta viagem decidi aproveitar bem tudo! Não me inibi na comida, no dinheiro gasto e tirei pausas para descansar. Especialmente, em locais com vistas privilegiadas, como foi o caso do dia em que bebi uma cerveja grega num bar com vista para acropolis. 

Pausa com Acrópolis ao fundo

A cidade é lindissima e tem algumas particularidades...
- É super raro verem um motociclista de capacete seja lá a que velocidade andem, é assustador.
- Em quase todas as ruas existem vendedores ambulantes a venderem especialidades gregas. Maravilhosas, por sinal! Uns rolinhos de massa com queijo e/ou sementes.
- Atenas e grécia, tem uma predilecção por sementes e usam-nas imensos nos pratos. Muito mediterrâneo, ao estilo do que eu estou habituada.
- Todos os cães que viu, tinham identificação até mesmo os cães de rua.
- Atenas tem imensas tartarugas nos jardins dos monumentos! Bizarro!
- Cada garrafa de água custa apenas 50 cêntimos...

especialidade grega

Entretanto deixo-vos aqui umas dicas:
- Comprem bilhete de entrada na Acropolis, pois com este bilhete podem entrar gratuitamente em vários outros locais, como a Ágora, Fórum Romano, etc.
- Usem os autocarros Sightseeing para chegar aos vários pontos turisticos da cidade. Um 'must'!
- Não se deixem enganar pelos vendedores de pulseiras que circulam junto ao centro histórico. 
- Não alugem carros em Atenas. Os atenienses são malucos a conduzir...
- Não circulem sozinhos no porto. Existem imensos vendedores ambulantes com artigos - claramente- roubados e são muito abusivos na abordagem para tentar vender.

Gostava de lembrar que a Grécia está em crise. Os preços das viagens nem são caras e o custo de vida na grécia é bem baixo e visitar Atenas torna-se muito acessível. Além de que é lindo. Ver todos os monumentos que povoam o nosso imaginário. Acrópolis, o fórum, o templo de Atenas... simplesmente maravilhoso!
Aconselho a que se prestem a uma visita um dia! Eu adorei e planeio voltar lá um dia.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe