Receita: Sopa Miso

08:00

Penso que, numa outra vida, devo ter sido japonesa ou vivido em algum país oriental. Adoro tudo sobre o japão especialmente a comida e ultimamente só me apetece comer comida oriental, como sopas, sushi, tempura etc...
Durante as minhas horas de almoço, lá vou eu ler receitas, descobrir onde se vendem os produtos ou saber como devo cozinhar convenientemente 'aquele' ingrediente que não estou familiarizada.
Quase todas as noites desta semana, comi ao jantar sopas miso feitas com ingredientes diferentes. É uma refeição simples e super fácil de fazer. Sempre que o meu tempo é limitado, pego numa massa noodle oriental, fervo água, misturo uns quantos ingredientes e o meu jantar está feito!

Por esse motivo, aqui fica a receita de hoje, sopa miso.

Antes de mais o que é miso?
Miso é a fermentação de soja com sal, fungos e outros possíveis ingredientes, por exemplo arroz. Desta fermentação resulta uma pasta ou pó colorido, cuja cor depende dos ingredientes e tempo de fermentação.
Existem 3 principais tipos de miso, branco, vermelho e mistura.
Miso é muito usado em cozinha japonesa em molhos, sopas e tem ainda outras aplicações.
Podem investigar mais sobre o Miso na wikipédia, por exemplo.


Agora, vamos lá começar a nossa sopa miso. Esta é uma das minha favoridas!



Ingredientes:
- Noodle (da marca koka por exemplo).
- 2 colheres de miso.
- 1 chávena de milho doce.
- 1 chávena de cogumelos portobelo.
- 3 fatias generosas de tofu.
- 1/4 de cebola.

Para começar metam a água a aquecer com algumas especiarias.
Entretanto cortem tudo aos cubos, menos o milho.
Numa frigideira quente, deitem um pouco de manteiga e juntos os cogumelos às fatias. Deixem fritar bem nos dois lados.

Quando os cogumelos estiverem prontos, a água já deve de ter fervido. Por isso, dentro de uma taça bem larga, deitem todos os ingredientes, incluindo os cogumelos fritos e os noodles (estes não devem ter o pó que os acompanha). Juntem o miso e mexam tudo muito bem até que obtenham um cor acastanhada.
Deixem repousar durante uns 5 minutos e já está! Espero que gostem!

Basicamente, nestas sopas, podem adicionar tudo o que queiram e/ou gostem. Inclusive peixe ou carne. As possibilidades são inumeras.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe