On my map: Milão (parte IV)

09:00

Adoro Itália! Já estive em Milão antes e é, sem dúvida, uma cidade fantástica! Tem uma energia fabulosa, cheia de glamour e requinte, com as suas fachadas trabalhadas, altas e pesadas.
A luz da cidade é muito diferente da luz, por exemplo, de Roma e acabo sempre por me lembrar das aulas de história de arte e do meu professor de História de Arte, prof. Bártolo falar das diferenças estéticas entre os pintores do Norte e Sul de Itália.

Desta vez, fiquei num hotel relativamente perto da estação central de autocarro e a meio caminho do centro de Milão.
Vivemos numa época em que num único dia estamos em Atenas e horas depois já estamos a visitar a catedral Duomo!
Como foi em maio e aterrei a meio da tarde, ainda fui até ao centro de Milão e lá fui eu ver a Duomo.
Ao comprar o bilhete, o rapaz perguntou-me se queria ir a pé ou de elevador, sem muita hesitação escolhi a pé! É uma experiência única! A meio da subida, já me tinha arrependido e tive de parar uns segundos... Mas valeu a pena! O terraço da Duomo é lindíssimo e foi qualquer coisa ver o pôr do sol no topo da catedral. Já no seu interior, os vitrais, os pilares, o órgão central são deslumbrantes. Senti que estava sempre de boca aberta de tanto espanto...
(fotos) 

O bom de viajar na Primavera / Verão é que o tempo de luz solar é maior e parece-nos que o dia 'rende' mais! Ainda não era 20h e já tinha percorrido parte da avenida 'Corso Venezia', visitado a Duomo, as galerias vicentinas! Em apenas um par de horas...
Decidi apanhar o metro, para ir ao meu quarto refrescar-me para em seguida ir jantar a uma pizzeria 'Piccola Ischia' que o meu maravilhoso mapa-guia (da Editora Estampa) destacava como imperdível e abaixo dos 10 euros! E o melhor de tudo, situado pertíssimo do hotel Demidoff.
Já agora, adorei o hotel Demidoff. E recomendo! Simpático, sossegado, pequeno-almoço delicioso e a decoração do hall bem gira.

A Pizzeria Piccola Ischia estava cheia e tive de partilhar a mesa com um outro turista solitário.
Escolher o pedido não foi fácil... A ementa tinha dezenas de pizzas nos mais variados estilos e ingredientes. Mas honestamente, qualquer pizza em Itália é sempre boa! De notar que por uma pizza e um ice tea paguei menos de 9euros! E olhem que a pizza bem gigante... eu que como bem tive dificuldade em a comer toda.


Depois do jantar, cerca das 22h, o ar de Milão era quente com uma ligeira brisa tão agradável e tão convidativa, que apetecia parar num dos pubs locais e beber uma cerveja numa esplanada. 
Mas estava cansada demais e preferi ir dormir e acordar, no dia seguinte, cedo para aproveitar parte do dia que iria passar em Milão! Queria ir ver 'A Última Ceia'. e sabia que teria de me levantar cedo se quisesse comprar um bilhete. Tentei ainda fazer a compra do bilhete online, na noite anterior, mas dava como esgotado mas mesmo assim, decidi ir pessoalmente e tentar a minha sorte e que rica sorte! Lá consegui o último bilhete do dia inteiro e apenas tive de esperar 10 minutos. Que sorte!!

Para quem nunca esteve lá, presencialmente não sabe a magnificiência daquela obra de arte! Da Vinci era um génio, meio louco sim mas genial. Tão genial e "A Última Ceia" foi desenhada com uma nova técnica que o senhor decidiu experimentar. Segundo a lenda, quando terminou, o fresco era de uma beleza magnífica e acredito que sim, mas hoje em dia, parte do fresco está sumido, meio desbotado e é notório que daqui a uns 50 anos, metade do fresco irá perder-se irremediavelmente. Duas vezes fui a Milão, duas vezes fui ver o fresco e das duas vezes, tive vontade de chorar ao olhar para aquele lindíssimo e tão frágil fresco.

Já disse que Milão é lindo? Adoro a cidades a sua energia, as ruas largas e puder passear em Milão, só porque sim sem pressas ou ter uma agenda apertada, é óptimo!
Desde de que saí da Capela, simplesmente passeei... sem pressas... Desci a avenida 'Via Dante' até Piazza Del Duomo, bem todas as ruas vão dar à Piazza Del Duomo.


Almocei na praça e surpreendentemente o preço é alto e tive um mau atendimento. Esqueceram-se do meu pedido, esperei mais de 30 minutos por uma pizza e só via as restantes mesas a receberem as pizzas, sandes, etc e eu há espera. Paguei muito, fui mal atendida e a pizza não era extraordinária. 'Mental note', não voltar àquele restaurante... 'ever'!
Um precalço na minha viagem fantástica! Mas Milão, voltaremo-nos a ver... um dia, quem sabe em breve! Grazie per tutti.


  



  
  


  

  


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe