Prescript: Vida sem desperdícios!

19:30

Ontem estive a ler um post sobre como viver num mundo sem desperdícios e todos os pontos que foram abordados faziam sentido. Mais! Todos os pontos ali descritos, são pontos que eu já os pratico há muito tempo.

Como devem de saber detesto desperdizar dinheiro! O dinheiro é difícil de ganhar e não gosto de desperdizar algo que tive de lutar para o ter. Por isso mesmo, no meu dia-a-dia sou bastante rígida com a forma como gasto o meu dinheiro, desde planear bem as compras do mês; pensar se aquela peça de roupa é mesmo necessária e se a usarei mais do que 2 vezes e se durará mais do que um ano; desde prescindir de sacos na farmácia ou supermercado e com tudo isso ajudar não só a poupar dinheiro meu como a poupar o ambiente e natureza, que digamos de passagem, já deve de estar saturada da humanidade enchê-la de plástico e lixo. Basta vermos a quantidade de lixo que é depositado todos os dias nos caixotes do lixo. Eu acho impressionante e incomoda-me imenso ver e saber que nós humanos estamos a entupir o mundo onde vivemos, de lixo.
E esta sensação é horrível! Não quero fazer parte do problema mas ajudar na solução.

Podem chamar-me forreta, podem... Não me importo e até tenho um certo orgulho nisso já que ao ser assim, sigo os meus ideais por muito que às vezes me custem e poupo dinheiro.
Isto de poupar dinheiro tem muito que se lhe diga!

Vamos por passos

Ao poupar dinheiro, consigo:
- juntar dinheiro para futuros imprevistos;
- viajar e conhecer locais novos;
- fazer mais tatuagens;
- ser mais feliz com pequenas coisas da vida.

Ao analisar as minhas prioridades, consigo:
- perceber o que realmente me faz falta;
- reduzir as futilidades na minha vida;
- viver mais com menos.

Onde eu poupo algum dinheiro, no meu dia-a-dia:
- comendo menos vezes fora;
- traçando um limite de dinheiro gasto por refeição diária;
- tento não ir às compras (comida) quando tenho fome;
- tento comprar em lojas de 'second-hand' ou localmente.

Mercado local (Paris)
Estes são os pontos mais essenciais para a minha pessoa pois estão traçados segundo as minhas prioridades e objectivos. Podem e devem fazer a vossa própria lista e chegar aos vossos pontos essenciais. Dica: peguem numa caneta e pedaço de papel e comecem a escrever. Não se sintam frustrados se a lista demorar alguns dias a tomar forma, é natural.


Mudar pode ser complicado

Fazer esta mudança na vida, pode ser complicado eu compreendo, mas a longo prazo a satisfação é maior do que a frustração do "querer imediatamente e não ter". Com o tempo, os desejos de ter só por ter, diminuem e começam a parecer tão secundários e pelo menos no meu caso, agora fico a pensar que realmente há coisas que são nos impostas e na realidade não são precisas para nada.
A sociedade é perita nisso, a televisão está cheia de anúncios a aliciar-nos a comprar tudo e mais alguma coisa. Além disso, o nosso cérebro está programado para querer fazer parte da sociedade e parte de um grupo e contrariar a nossa 'programação' é lixado! Mas eu gosto de ser do contra, admito!


Começar pode ser simples

Quem quiser começar a ter uma vida com menos desperdícios, a regra para começar é simples, comecem! Não interessa como, nem interessa por que área da vossa vida vão começar, mas comecem.
Se considerarem difícil os primeiros tempos, tracem um objectivo. Programem algo que sempre quiseram mas nunca conseguiram, como por exemplo juntar dinheiro para uma viagem, nem que seja no outro lado de Portugal. E sempre que forem às compras parem para pensar se o produto/roupa X é necessária e se aqueles trocos não podiam ir para o mealheiro para a viagem.

Viagem para Bruxelas (ver aqui)

E vocês têm uma vida sem desperdícios?
Podem fazer perguntas, se quiserem e tenham um bom dia!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei bastante dos tópicos e sugestões que utilizadas para poupar dinheiro. O arquitecto também me acusa de ser forreta ;) Sou a rainha das promoções e saldos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste.
    Alguma das dicas, quero aprofundar futuramente.
    Beijos

    ResponderEliminar

Subscribe